Em janeiro desse ano, como nos anos anteriores, foi realizada a campanha Janeiro Branco. Você sabe o que isso significa?
A Campanha foi criada há alguns anos (em 2014), para falarmos sobre a Saúde Mental. Um dos motivos de ser janeiro o mês escolhido é porque toda vez que começa um novo ano, é gerada nas pessoas a sensação de recomeço: novos planos. E se criamos novos planos, porque não começar o ano fazendo isso com nossa saúde mental?
O Branco pode remeter a questão de uma folha em branco, novinha para escrevermos novas histórias.
Janeiro Branco é uma campanha que tem o intuito de mostrar às pessoas a importância de cuidar da saúde mental. Levar as pessoas pensarem sobre suas vidas, o sentido e propósito delas. Pensar mais sobre a qualidade de seus relacionamentos interpessoais e o quanto realmente conhecem de si mesmas, de suas emoções, pensamentos e comportamentos. Uma campanha para trazer à tona o tema de Saúde Mental, para prevenção do adoecimento emocional das pessoas.
A ideia é mostrar ao mundo que nós, seres humanos, temos muito conteúdo além do físico, temos conteúdos psicológicos e subjetivos, envolvendo assim questões mentais, sentimentais, emocionais e comportamentais.
No mundo de hoje as pessoas ainda veem a saúde mental com tabu, como se fosse um tema que não pode ser mencionado, o que dificulta o cuidado com a saúde psicológica e emocional.
Muitas pessoas ainda acham que ir ao psicólogo é “coisa de maluco”. Calmamente essa visão tem mudado, mostrando que o psicólogo cuida da saúde mental e emocional de todos. Não é vergonha nenhuma buscar um psicólogo, pelo contrário, isso mostra que você está disposto a fazer sua vida melhorar.
Se pararmos para pensar, cuidamos de tantas áreas de nossas vidas. Falamos com orgulho que vamos à academia, ao esteticista, mas não podemos falar ou ir a um psicólogo. Quando começamos a frequentar a academia, vamos lá e compramos tênis novos, para amortecer melhor, mas e todo impacto que sofremos na nossa vida emocional? Onde fica?
Estresse, problemas financeiros, familiares, inseguranças, medos, ansiedades… Todos nós passamos por momentos em que ficamos afligidos por essas e inúmeras outras questões, será que procurar ajuda de um psicólogo também não é um bom jeito de amortecermos esses impactos de nossas vidas?
É essencial cuidarmos da parte de nosso corpo que controla tudo. Porque não adianta o corpo estar bem se a cabeça não está.
Cuidar da saúde mental é uma maneira de mudarmos nossas vidas. Pois a forma como vemos a nós mesmos e ao mundo, faz com que tudo tome uma proporção diferente.
Sei que janeiro acabou faz um tempinho, mas será que precisamos apenas de 1 mês para olharmos para a nossa saúde?
Que tal repensar sobre a forma como você tem cuidado de sua saúde mental?
Imagem capa: Pexels
Colunista:
Camila Martins Fernandes
CRP: 06/109118
Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade São Judas Tadeu.
Aprimoramento Clínico na Abordagem Cognitiva pela Universidade São Judas Tadeu.
Psicopedagoga Clínica e Institucional. Formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Atendimento no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo-SP
Contatos:
E-mail: contato@psicocamilafernandes.com
Facebook.com/psicocamilafernandes
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Camila. A verdade é que admiro seu trabalho ou texto sobre cuidar de nossa saúde mental, pois acredito que é preciso que tenhamos que preparar as coisas para manter nossa saúde mental a partir do mês de Janeiro. Este novo ano 2018 nos deu novas oportunidades tais como passar no vestibular, no concurso e conseguir emprego de maior salário, assim por diante. Mas é muito importante para que nós reconheçamos os significados de nossa vida. Mas Parabéns de novo.
CurtirCurtir