Cotidiano e Curiosidades Tecnologia

A nossa sociedade se tornou escrava da tecnologia?

É comum nos dias atuais nos depararmos com "perfis" que expõe uma imagem a qual não diz respeito a realidade daquele Eu (pessoa).

Por: Jaqueline Rangel Costa

A comunicação é essencial para as nossas relações interpessoais, pois é através desta que conseguimos transmitir uma informação, compartilhar ideias, experiências, além de transmitir nossa cultura e o nosso verdadeiro EU.

Diante do cenário virtual atual, faz uma reflexão sobre a forma descontrolada como a nossa sociedade vem utilizando as ferramentas de comunicação, a exemplo disso, o celular e as redes sociais/internet.

É comum nos dias atuais nos depararmos com “perfis” que expõe uma imagem a qual não diz respeito a realidade daquele Eu (pessoa). Entende-se que a partir da evolução tecnológica essa necessidade de criar um personagem para transmitir uma autoimagem de pessoa bem sucedida tem surgido e se tornado cada vez mais comum, pois à medida que os indivíduos se comunicam e interagem com mais pessoas, novos laços são estabelecidos, porém longe de serem considerados fortes e duradouros, já que a facilidade para encontrar pessoas que cultuam a mesma ideia está acessível em um click.

Nós profissionais psicólogos recebemos diariamente em nossos consultórios pessoas com dificuldade em se aceitarem como são, por medo de reprovação, ou por medo de fracassar em um relacionamento amoroso, transmitindo para o mundo virtual uma imagem que não existe.

A partir do que foi exposto cabe a todos saberem que a maneira como estão sendo estabelecidas as formas de se comunicar e de se relacionar nos dias atuais tem a ver com a sensação de solidão e de vazio existencial, resultando muitas vezes em uma vontade de se isolar e se esconder através de uma imagem fictícia nas redes sociais, porém quando algumas pessoas se deparam com o mundo real, podem ser levadas a casos extremos de depressão é até mesmo suicídio.

Ressaltamos que usar o celular de forma saudável é positivo para a nossa Saúde Mental. Você é mais importante que esse aparelho que apenas media a comunicação, e é importante lembrar que quem a estabelece é você mesmo, logo, seja quem você é, não quem os outros querem que você seja.

Imagem capa: Pexels

Jaqueline Rangel Costa 
CRP: 06/132139

Psicóloga Clínica
Formada pela Universidade Anhanguera de São Paulo desde 2015;
Atuante na área clínica na região de Santo Amaro, oferecendo psicoterapia individual
para crianças, adolescentes e adultos. 
Contatos: 
jaqueline_rangel@21hotmail.com
Facebook: facebook.com/psicologa.jaquelinerangel

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


PNG - ONLINE IMAGE EDITOR - Copia.png

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s