Coluna Camila Martins Fernandes Psicologia e Maternidade/Paternidade

Como melhorar o relacionamento com seus filhos

Algumas mudanças no dia a dia podem melhorar a qualidade do tempo com seus filhos

Por: Camila Martins Fernandes

A correria do nosso dia a dia muitas vezes acaba nos afastando de muitas partes boas de nossa vida, inclusive de nossos filhos.

Trabalhamos até tarde para sustentar a casa, continuamos estudando sem parar para crescer profissionalmente… Chegamos em casa e ainda temos comida a fazer, casa para limpar. Essa vida corrida nem sempre é fácil.

Mas você já parou para pensar como seus filhos ficam no meio disso tudo? Quando percebemos, mal assamos 5 minutos ao lado dos filhos.

Crianças não precisam de uma presença o dia inteiro, mas o pouco que você fica, precisa ser satisfatório, precisa valer a pena. Será que não está na hora de rever a maneira como tem dado atenção aos seus filhos?

Algumas mudanças ao longo dos dias podem fazer com que você se sinta mais próximo das crianças e com que eles se sintam melhores por terem você por perto:

1º: Crie uma rotina para ficar com seu filho. Reserve, todo dia, algum tempo para ficar exclusivamente com a criança, ou seja, sem celular na mão, sem prestar atenção na TV. Ficar exclusivamente com ela.

2º: Interesse-se pela rotina do seu filho. Além de perguntar como foi o dia, se ele te mostrar algo que para ele é importante e significativo, mesmo que para você pareça algo “bobo”, dê atenção. Faça seu filho explicar o que é o objeto de interesse, suas características, entre outros. Você verá que só o fato de você estar interessada(o) em algo que a criança goste, já deixará o dia dela mais feliz.

3º: Momento familiar diário. Todo dia, pegue algum tempo, e faça algo em família, todos juntos, novamente sem celular e televisão, a não ser que seja algum jogo que envolva a todos. Ter momentos em família ajuda a criança a se sentir importante e perceber que faz parte de algo.

4º: Mostre que você se importa. Às vezes temos trabalhos que exigem de nós muitas horas extras, viagens, entre outros. Caso fique uns dias sem ver, deixe bilhetes espalhados pela casa, para que a criança perceba que mesmo longe, você está perto e se importando. Saiu de casa antes das crianças? Deixe algo preparado para elas, um café da manhã diferente, um cartão com dizeres ou desenhos, você verá que transformará o dia da criança.

5º: Deixe a criança participar de sua rotina. Caso precise trabalhar em casa, dependendo do serviço que for, deixe a criança por perto, mostre seu trabalho a ela, dê folhas e lápis para que possa participar. Ela se sentirá importante por estar perto de você em um momento como esse.

Sei que não é todo trabalho que dá para fazer isso, mas caso não seja com o trabalho, deixe seu filho te ajudar em alguma tarefa como arrumar a casa, ajudar na cozinha.

Criança tem uma necessidade especial com relação a atenção. Sei que nossa correria é pensando no futuro deles, mas o que adianta só pensar no futuro, se no dia a dia não damos atenção? Teremos crianças em boas escolas, com bons estudos, porém carentes de afeto.

Que tal mudar isso antes que seja tarde?

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Camila Martins Fernandes 
CRP: 06/109118

Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade São Judas Tadeu. 
Aprimoramento Clínico na Abordagem Cognitiva pela Universidade São Judas Tadeu.
Psicopedagoga Clínica e Institucional. Formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Atendimento no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo-SP 
Contatos: 
E-mail: contato@psicocamilafernandes.com 
Facebook.com/psicocamilafernandes

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s