Educação inclusiva Inclusão

Qual a importância da LIBRAS para a criança surda?

Muitas crianças e adolescentes que não tiveram contato com a LIBRAS, chegam com idade avançada nas escolas bilingues sem compreensão da língua portuguesa ou da língua de sinais.

Por: Mariana Santos

Ao descobrirem que seu filho(a) é surdo(a), muitas vezes os pais acabam sendo bombardeados de opções para “curar” a surdez e acabam não conhecendo a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou a conhecem quando seus filhos já estão muito maiores. Mas qual a importância do contato com a língua de sinais para a criança Surda? Quais são os prejuízos que esta criança pode ter caso não entre em contato com a LIBRAS?

Primeiramente vamos falar um pouco sobre a LIBRAS, esta é a sigla de Língua Brasileira de Sinais. Isso mesmo, a LIBRAS é uma língua e NÃO uma linguagem de gestos como muitos pensam. É uma língua com regras e estruturas gramaticais própria. É a segunda língua oficial do Brasil e é utilizada pelos Surdos para se comunicarem.

Existem algumas filosofias de educação para Surdos, são elas:

Oralismo – Esta filosofia percebe o surdo como deficiente e busca integrar a criança surda na comunidade ouvinte por meio da oralização. Buscando através da estimulação auditiva e oral, integrar a criança na comunidade ouvinte.

Comunicação Total – Percebe surdo não apenas como uma pessoa que não tem a audição, mas considera seus aspectos sociais e emocionais. Buscando realizar a educação da criança através da estimulação oral e de recursos espaço-viso-manuais.

Bilinguismo – Nesta filosofia o surdo deve ser bilingue, ou seja, adquirir sua língua natural que é a língua de sinais e como segunda língua a língua oficial do país onde vive.

Dessas filosofias, percebo uma melhor adaptação da criança surda ao bilinguismo. Observo que ela não busca enquadrar o surdo na cultura ouvinte e não percebe a surdez como uma deficiência, apenas como uma característica.

A criança precisa adquirir uma língua para seu desenvolvimento cognitivo e até emocional. Estudos apontam que crianças educadas a partir das filosofias oralistas e da comunicação total não adquirem com êxito sua língua natural, tão pouco a língua oficial do seu país. O que pode causar alguns prejuízos cognitivos para esta criança, ou seja, sem uma compreensão total de uma língua a criança muitas vezes não consegue entender por exemplo conceitos abstratos, noção de passado e futuro, sentido figurado, entre outros.

Estimular a criança a oralizar, muitas vezes acaba sendo uma violência para ela, pois esta não é sua língua natural. Nós ouvintes aprendemos o português com facilidade, por que estamos expostos a ele o tempo todo e esta é nossa língua natural. O surdo por sua vez, não tem a habilidade auditiva, o seu estímulo é feito através do visual, por isso sua língua natural é uma língua viso-espacial, ou seja, a língua de sinais.

Muitas crianças e adolescentes que não tiveram contato com a LIBRAS, chegam com idade avançada nas escolas bilingues sem compreensão da língua portuguesa ou da língua de sinais. Assim, é necessário primeiramente ensina-las uma língua e depois iniciar o ensino das disciplinas escolares.

Imagem capa: Link

Mariana Santos
CRP 06/126116

Psicóloga Clínica, graduada em Psicologia pela UNIP.
Conhecimento avançado em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (Derdic/PUC-SP).
Atende na Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP 
Contatos: 
Fone: (11) 95490-5944
Email: marianasantos.psico@gmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

2 comentários

  1. Mariana, esse texto merece destaque a respeito da importância da Libras para a criança surda. Todas as crianças surdas são bem-vindas suscetivelmente ao mundo de conhecimento através da visão, pois elas tem o poder de visão para perceber tudo. Mas o importante é que é indispensável entender distintivamente os surdos na duas categorias tais como surdo pré-linguístico e pós-linguístico. O pré-linguístico é o surdo que nasce surdo ou perde audição antes de língua falada tem a surdez mais profunda, mas, pode ouvir os ruídos de qualquer tipos e está sensível ao mundo de quaisquer espécies de vibrações. Por isso, a percepção muito profunda de vibrações para o surdo é consideradamente o sentido acessório. E o pós linguístico é o surdo que após adquisição de aprendizado de língua falada, é reconhecidamente capaz facilitador de estabelecer conexões visuais-auditivas especificamente através da experiência e da memória, traduzindo o movimento em som – fenômeno conhecido como “vozes fantasmagóricas” ou “música do olhar”: “(…) compreendi que quando não podia ver eu não conseguia escutar” (WRIGHT e SACKS). Mas segundo Sack, ser o surdo pré-linguístico é mais complexo do que se cego, porque ele pode correr o risco de estar linguisticamente e cognitivamente atrasado na compreensão da língua natural, ou seja, Libras. Além disso, apesar de ser pré-linguístico, o surdo tem alguns tipos caracterizadores de identidades surdas. Mas acredito que o surdo que tem identidade surda EMBAÇADA e FLUTUANTE sofre muito de atraso cognitivo, porque a embaçada significa que o surdo não sabe quem é ele e sujeito idêntico e a flutuante significa que tem dificuldade idêntica e em reconhecer identidade surda.
    Portanto, a importância da Libras para a criança surda objetiva o desenvolvimento cognitivo e facilitador de seu aprendizado de língua para exercer sua linguagem interativa na sociedade. Ressalto que as consequências de falta de Libras para a criança surda se comunicar de forma eficaz podem ser muito graves tais como prejuízos psicologicos, depressão, atraso cognitivo, assim por diante.

    Mar Parabéns!!!

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s