Autossabotagem e Procrastinação Coluna Ana Rafaela Bispo da Costa Procurando um(a) Psicólogo(a)

Por que você não investe em serviços de psicologia?

Tenho percebido o quanto as pessoas estão numa postura de vitimização, e não querem sair de jeito nenhum, não querem se responsabilizar.

Por: Ana Rafaela Bispo da Costa

Ando pensando muito no que é investimento em psicoterapia, em evolução pessoal, em cursos, em tudo que faça com que a pessoa cresça e resolva seus problemas pessoais, familiares e profissionais.

Escuto queixas e problemas diariamente, afinal este é o meu trabalho e não me incomodo com isso, estou aqui justamente para auxiliar nessas coisas. Mas sabe aquele marido que acha lindo a casa limpa, e não lava um copo?
Ou aquele chefe que te pede tantas coisas, você as realiza com primor e depois ele só leva o crédito sem ter que fazer nada? Ou aquela amiga que te pede uma receita de bolo e diz que o seu é maravilhoso, até que você decide comprar os ingredientes, porque ela não tem tempo, fazer o bolo, porque ela não consegue, e levar até ela porque ela não pode vir buscar?
Pois é, ultimamente tenho me sentido exatamente assim. E tenho percebido o quanto as pessoas estão numa postura de vitimização, e não querem sair de jeito nenhum, não querem se responsabilizar.

Gente, sinceramente eu não entendo. No último mês recebi tantas e tantas queixas diversas de desobediência, filhos indo mal na escola, vícios em game, birras em público, filho que fugiram de casa, brigas constantes por falta de comunicação, filhos com problemas após a separação e até tentativas de suicídio.

Aí eu entendendo que é uma queixa digna de acompanhamento e tratamento, ofereço psicoterapia, mas a pessoa não pode, não tem condições financeiras no momento para esse serviço. Então ofereço um curso mais curto e online com custo menor, porém a pessoa também não pode, não tem condições financeiras no momento para esse serviço.

Aí ofereço meu e-book (que por sinal é mais barato que um lanche no MC, que vocês pagam vez ou outra para os filhos), também não pode, não tem condições financeiras no momento para esse serviço.

Convido então para participar da minha roda de conversa que terá um custo menor ainda, e a pessoa? Não tem tempo.

Como sou brasileira e não desisto fácil, brincadeiras à parte, não julgo ou duvido do que a pessoa me diz, e pensando que precisam de auxílio e eu posso dar uma amostra do meu trabalho, ofereço um outro serviço para as mais de 100 mães que me procuraram. Dessa vez crio uma lista de conteúdo GRATUITO e apenas 8 aderem!!!

É frustrante, decepcionante, sei que não é um problema comigo, mas é algo que me fez pensar no que realmente é investir. E cheguei à conclusão que investimento em serviços de psicologia não é só uma questão de poder aquisitivo, ou como me disseram outro dia, coisa da elite, é uma questão de vontade, uma questão de decisão, uma questão de sair da postura de vítima e ir para a postura de responsável pelo próprio destino.

Um dos significados da palavra investir é: atirar-se com ímpeto; acometer, atacar, assaltar. Atirar-se com ímpeto é entender que você precisa melhorar uma questão com seu filho e sem medo se jogar e ir atrás de auxílio para atacar esse problema.

Outro significado é: entrar na posse de, tomar posse de (algo). Ou seja, a maioria não tem tomado posse dos seus próprios filhos e relacionamentos, ou até da própria vida, esperam que a escola, a psicóloga, o tio da perua ou a professor particular resolvam.

Um outro significado é: eleger, nomear. Invisto na terapia então me nomeio responsável por fazer acontecer através dos conhecimentos que aquele profissional pode me trazer. Ao invés disso, nomeio qualquer outra pessoa menos eu para resolver a questão, o problema é que quem está todos os dias com meu filho sou eu.

Quarto significado de investir: tomar para si; encarregar-se. Após receber esse conhecimento me encarrego de colocar em prática.

E lá no final, o significado que a maioria usa como impedimento para iniciar qualquer processo: empregar (recursos, tempo, esforço etc.).

Ou seja, o último investimento que você faz num processo terapêutico, seja através de uma psicoterapia, palestra, e-book ou curso é o financeiro, não existirá ninguém que poderá fazer por você, pois requer tempo, esforço, ímpeto, tomar posse, tomar para si, se nomear responsável pela sua vida, sua maternidade e os problemas que podem vir junto na bagagem. 

E hoje as pessoas não estão querendo investir – nem tempo, nem dinheiro, me parece – procuram em mim uma receita de bolo, e como seria mais fácil se ela existisse ou se o filho viesse com um manual não é? Entretanto, isso está longe de ser a realidade.

Nós, psicólogos, estaremos sempre aqui para transmitir conhecimento, analisar a situação, orientar e oferecer opções, mas somente você é quem pode INVESTIR em sua saúde emocional.

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Ana Rafaela Bispo da Costa
CRP: 06/95603

Psicóloga pela UMESP
Pós Graduada em Especialização em Informática em Saúde pela UNIFESP
trabalha no auxílio ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e suas famílias, 
atuando na região do ABCD.
Contatos:
Whatsapp: (11) 982172197
ana_rafaela_24@hotmail.com

Facebook: Tempo de Aprender-se
Site: tempodeaprenderse.wixsite.com/tempodeaprenderse

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


 

Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

4 comentários

  1. Seu texto é a realidade que vivemos… e como é frustrante saber que nossa é responsabilidade buscar ajuda e não o fazemos e o tempo passa e tudo piora.
    Mas pessoas e o trabalho de vocês nos ajudam muito…
    Então continuem, pois é muito válido o esforço de vocês. Obrigada!

    Curtir

  2. Boa noite, pessoal!!! Realmente existe uma barreira para as pessoas aderirem ao processo terapêutico, porém essa barreira não é só das “pessoas comuns”, nós psicólogos também, em grande quantidade, fazemos parte desse grupo de “Evitadores da terapia”. Conheço vários psicólogos que simplesmente se recusam a fazer terapia por acharem que já sabem tudo sobre psicologia, por terem cursado uma faculdade de psicologia. Por conta disso, na visão deles, a terapia é dispensável. Ledo engano. Tal situação é análoga ao cara que chega num restaurante e tenta matar a fome apenas lendo o cardápio. Nunca será um um bom psicólogo aquele que não se submete ao processo que ele mesmo quer oferecer ao seu cliente.

    Curtir

  3. Essa evitação não é prerrogativa dos leigos, Vários psicólogos também evitam a terapia. Tal atitude, com certeza afeta diretamente os atendimentos psicológicos desses profissionais. Alguns chegam a dizer que estudaram sobre o tema e por conta disso a terapia é dispensável.

    Curtir

  4. Seu texto é uma realidade, com qual devemos encara assim, porque investir na psicoterapia e psicologia tem vantagens. As vantagens são como ajuda psicológica motiva os pacientes a superar dificuldades ao longo da vida e se responsabilizar por controle sobre os sentimentos como consequências de vidas cotidianas e lidar de modo autônomo com quaisquer situações e enfrentar desafios de marcação de consulta psicológica. Acredito que a qualidade profissional de psicólogos tem como bom resultado a inegabilidade de importância de busca necessária que os pacientes fazem pelos tratamentos psicológicos. Portanto, devemos procurar por psicólogos mais inteligentes do que nós e também investir nos serviços de psicologia gera muitas oportunidades para nós. Sem presença dos psicólogos não teremos como solucionar os problemas psicológicos. Parabéns!!!

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s