Coluna Joscelaine Lima Psicologia e Crianças

Por que proteger as crianças e adolescentes?

As crianças e adolescentes não são apenas o futuro, são o hoje!

Por: Joscelaine Lima

Por que proteger as crianças e adolescentes?
Muitos diriam: “por que eles são o futuro…” e eu em partes concordo, eles estarão aqui no futuro e viverão muitas coisas, porém, antes de ser o futuro, crianças e adolescentes são o Hoje, vivem hoje, sentem hoje, aprendem hoje, experienciam hoje!

O ser humano está em constante evolução e desenvolvimento, não se pode dizer que em determinado momento, em certa idade se está pronto e acabado, pois a vida sempre continua. Alguns permitem-se aprender com as experiências suas e das pessoas à sua volta, indiferente da idade cronológica que vivem, e estes são bem-aventurados, pois desenvolverão sua melhor versão, sendo seres humanos livres e realizados. Outros, ainda que jovens, não admitem mudar formas de ser, podendo frustrar-se muitas vezes e não atingir seu potencial. Contudo, é inegável que a infância e a adolescência são momentos de maiores mudanças desenvolvimentais, especialmente na primeira infância, que vai até os seis anos, momento em que algumas áreas cerebrais estão se formando ainda, demandando um cuidado maior por parte dos pais, educadores e demais pessoas/profissionais envolvidos com a criança.

Em qualquer fase da vida a pessoa pode ser afetada pelo que acontece à sua volta, pode aprender coisas novas, evoluir, assim como pode desenvolver algum trauma por passar por situação difícil e inesperada (perda de um ente querido, violência, acidentes…), todavia, na infância existe uma maior plasticidade cerebral, levando a criança a aprender com maior facilidade, adaptar-se à novas tecnologias e, também, a sofrer mais diante de um episódio triste e dolorido.

A criança e o adolescente são os mais afetados, pois estão em formação e desenvolvimento, bem maior que nós adultos; podem não entender o que está acontecendo, pois sua estrutura mental e emocional ainda não dá conta de algumas questões como os adultos dariam conta. E, além deste sofrimento e desgaste maior no momento em que vivencia a dificuldade, existe também a questão de que isto que lhe aconteceu poderá lhe acompanhar no restante de sua vida, afetando seu futuro, seus relacionamentos, seu trabalho, sua vida sexual, sua capacidade de se tornar mãe ou pai, etc.

Por isto devemos proteger nossas crianças e adolescentes! Por que são pessoas, que possuem sentimentos, emoções, cognição, sonhos! Precisamos ser sábios, educar com amor, afeto, limites e regras, tendo o diálogo como maior possibilidade, proporcionando às nossas crianças e adolescentes um desenvolvimento pleno e saudável, onde possam atingir todas as suas potencialidades e serem pessoas realizadas e felizes!
Não existe uma receita para isto, mas educar com amor é possível, mostrando a eles o quanto são especiais e valorizando o que fazem, estando presente em suas vidas, tendo uma relação de confiança e proximidade. Desta forma, nós adultos podemos levar a criança e o adolescente a perceber que são capazes de superar dificuldades e serem completos, pois são cuidados com afeto e responsabilidade!

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Joscelaine Lima
CRP: 12/14672

Psicóloga em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em 
São Miguel do Oeste-SC e Psicóloga Clínica 
Contatos: 
Facebook.com/JoscelainePsicologia
Whatsapp: (49) 992028970

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

um comentário

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s