Psicologia Escolar e Educacional Saúde Mental e Emoções Sem categoria

Pré-Vestibular e Saúde Mental

A pressão psicológica de cursar uma faculdade é intensa, e exerce uma sobrecarga excessiva sobre a vida do estudante.

Por: Tatiana Mendes Rocha

Estamos vivendo a fase do agora. É necessário ter tudo em um curto prazo de tempo. Aquela questão de que precisamos sair da escola aos 17, entrar na faculdade aos 18, fazer o curso “dos sonhos”, estudar muito, formar e ganhar muito dinheiro. Tudo isso, na fase dos 20.

Nessa perspectiva, percebemos os jovens batalhando cada vez mais por uma vaga em faculdades públicas, o que exige muito estudo e muitas vezes o comprometimento da saúde mental. São noites sem dormir, aulas em demasia, falta de descanso, alimentação inadequada, e muitas vezes a utilização de medicamentos para melhorar o desempenho. Pesquisas indicam estresse, ansiedade e depressão em alunos em período de vestibular e escolha profissional.

A saída do ensino médio para ingressar no vestibular gera angústia e sofrimento, pois muitos não conseguem ingressar de imediato, o que leva a se dedicar ao pré-vestibular para tentar noutro momento. Nesse momento também está envolvida a questão da escolha profissional e a mesma se torna multifatorial. De acordo com Pelisoli (2008), o jovem é influenciado por aspectos políticos, econômicos, sociais, educacionais, familiares e psicológicos.

A pressão psicológica de cursar uma faculdade é intensa, e exerce uma sobrecarga excessiva sobre a vida do estudante. Segundo Paggiaro (2009), esta transição exerce grande influência e na maioria das vezes está acompanhada pelo medo do fracasso ou das consequências de escolhas mal feitas quanto à futura profissão. São muitas as causas de desconforto do aluno, uma delas é o período que antecede o vestibular, a pressão para o sucesso (principalmente vinda dos familiares).

O fato dos jovens não terem acompanhamento psicológico e não possuírem um mecanismo para lidar com as dificuldades e incertezas pode desencadear uma série de psicopatologias, incluindo a depressão. O processo atual de inserção à faculdade é altamente competitivo e desgastante, gerando insegurança aos candidatos e todo desgaste físico e emocional que o acompanha. Acredito que o preparo emocional e psicológico deve ser realizado desde a escola, fazendo com que o jovem acredite em suas capacidades e ofereça recursos para ajudar na sua escolha profissional – como orientação profissional liderada por psicólogos. Esse acompanhamento também pode ser realizado como forma de encorajamento para lidar com vitórias e fracassos que estão inseridos nesse processo.

Levando em conta o que já foi apresentado, entende-se essa fase do pré-vestibular deve ser algo saudável para o estudante, como também a sua escolha profissional que deve ser voltada para o que lhe dá prazer e segurança na atuação profissional.

Referências:

RODRIGUES, Daniel Guzinski; PELISOLI, Cátula. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Rio Grande do Sul, 2008.

CALAIS, Sandra Leal; PAGGIARO, Patricia Soares. Estresse e escolha profi ssional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clinicos. São Paulo, 2009.

Imagem capa: Pexels

Tatiana Mendes Rocha
CRP 03/12609

Psicóloga, especializanda em Terapia Cognitivo-Comportamental. 
Formada pela Faculdade Castro Alves, 
especializanda pelo Centro Universitário Amparense. 
Atende em Salvador/Bahia.
Contatos: 
tatianamendesr@gmail.com
Instagram: @psitatiana

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

4 comentários

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s