Reflexões Relacionamentos

Criticar com Habilidade: Quem nunca?

Você já pensou se a sua crítica desenvolve alguma mudança ou simplesmente afeta negativamente quem recebe?

Por: Hylana Ferreira Teixeira

“Você não faz nada que preste!!!”
“Que horrível a roupa daquela menina! Tu viu?”

A todo momento você está criticando ou observando o comportamento das pessoas que te cercam, na faculdade, no trabalho, na igreja, em casa e em todos os espaços que você se relaciona.
Mas já parou para pensar de que forma sua crítica é percebida por quem recebe, muitas vezes disfarçada de uma simples “opinião”?

Existem situações em que nos sentimos obrigados a criticar, devido a estarmos em uma posição superior como em cargos de liderança e por sermos pais.
Mas você já pensou se a sua crítica desenvolve alguma mudança ou simplesmente afeta negativamente quem recebe?
Uma crítica hábil pode ser uma das mais proveitosas mensagens para qualquer pessoa.

A crítica feita de forma hábil concentra-se no que a pessoa fez e no que pode fazer, em vez de identificar um traço do caráter da pessoa num trabalho malfeito.

\o/ Aí vão algumas dicas:

1. Seja específico – Pegue um fato e foque no que exatamente não foi feito corretamente, não generalize, passando a sensação de que está tudo errado.

2. Ofereça uma solução – A crítica pode abrir portas para alternativas de que a pessoa não se dera conta ou simplesmente sensibilizar para deficiências que exigem atenção, mas deve incluir sugestões sobre como cuidar desses problemas.

3. Faça a crítica pessoalmente – Nada de dar feedback ou criticar por e-mail ou mensagens no Whatsapp, nada melhor do que cara a cara. Na escrita não percebemos o tom de voz e a expressão facial, que são componentes importantes para uma boa e efetiva comunicação.

4. Seja sensível – Este é um apelo pela empatia, para estar sintonizado com o impacto que você provoca com o que diz e como o que diz sobre a pessoa a quem você se dirige. Como você gostaria de receber uma crítica? Se coloque no lugar da outra pessoa.

E você sabe receber uma crítica?

Existem muitas formas saudáveis de receber as críticas bem feitas.

Uma delas é vê-la como uma informação valiosa para aprimorar o seu próprio trabalho, e não como um ataque pessoal. Outro é manter vigilância sobre o impulso para cair na defensiva, em vez de assumir a responsabilidade. Difícil né ? Mas totalmente possível!

Você não precisa dar conta de tudo a todo momento, se ainda não consegue lidar com essas questões, e caso seja muito perturbador, peça para continuar a conversa mais tarde, após o período necessário para a absorção da mensagem difícil e para esfriar um pouco.

É necessário ver a crítica como uma oportunidade de trabalhar junto com quem critica, para resolver o problema, e não como uma situação de confrontamento.

Não precisa ser Buda para fazer exatamente como as dicas orientam, inicialmente parece bem complicado, mas vá devagar, escolha uma das dicas e comece a aplicar hoje, sem muito método e com mais empatia e sensibilidade.

Referências: 
Livro inteligência emocional – Daniel Goleman

Hylana Ferreira Teixeira
CRP 12\12760

Psicóloga Clínica e profissional de recursos humanos;
Formada pela Estácio Fic;
Atende em Fortaleza e Maracanaú/Ceará;
Palestrante em empresas
Contatos:
hylanapsi@gmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

3 comentários

  1. Realmente muito válida todas as sugestões, certamente, atitudes pensadas e um cuidado a mais com as palavras contribuem pra uma relação mais sadia com os colegas/familiares. Parabéns pelo texto, muito bem elaborado! 👏👏

    Curtir

    1. Parabéns, Hylana, pela escolha do tema e pelo conteúdo!… Nas relações sociais, não conseguimos ficar imunes a receber e a fazer críticas em quaisquer dos ambientes que frequentemos!… Esses dois aspectos foram abordados com as ferramentas inteligentes e úteis para que todos os envolvidos na experiência sintam-se ganhadores!… Sucesso em todos os campos de sua vida!…. E a Paz do Mestre Jesus esteja com você em toda a sua jornada terrena!… Namastê!

      Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s