Autoconhecimento Coluna Daniela Knapp

Acessando seu poder interior

Quando você decide ser líder de si mesmo, não há mais em quem colocar a culpa para seus problemas e erros e isto o torna livre para tomar as melhores decisões.

Por: Daniela Knapp

“Poder é a habilidade de mudar sua vida, de dar forma às suas percepções, fazer com que as coisas trabalhem ao seu favor – e não contra você. O poder verdadeiro é compartilhado, não imposto. É a habilidade de definir as necessidades humanas e resolvê-las” Antony Hobbins

Mas o que é o poder? O poder aplicado à vida se traduz em assumir a responsabilidade e tomar as rédeas da sua própria existência. É entender que você é capaz de modificar, dirigir e conduzir a sua vida, a fim de conseguir os resultados que deseja.

Mas porque isso já não acontece naturalmente? Todos nós nascemos com uma grande responsabilidade em nossas mãos. Sim, todos temos livre arbítrio, ou seja, podemos decidir e escolher de forma livre e desimpedida. Porém, desde a infância somos ensinados a nos encaixar em padrões, seguindo as expectativas de pessoas, sejam elas a própria sociedade, família ou até amigos. O medo da rejeição e da não aceitação faz com que a grande maioria das pessoas reprima seus talentos. Assim, a autoestima é minada e crenças limitantes começam a aparecer frequentemente nos pensamentos, reafirmando a própria incapacidade.

Quem nunca ouviu uma palavra limitadora? “Você não vai conseguir”, “Você não é boa o suficiente”, ” Você deve se comportar como uma mocinha”, “Você precisa seguir uma carreira estável”, “Acorda pra vida menina!” e tantas outras…

Essas colocações são capazes de criar bloqueios, traumas e, quando internalizadas, podem limitar o potencial e acabar com a autoestima. Dessa forma, surge uma distância daquilo que somos do que deveríamos ser. Como consequência, experimenta-se sentimentos de depreciação, alimentando inseguranças internas.

Com a autoconfiança deformada esse ciclo continua a se perpetuar, pois a segurança é procurada em outras pessoas que elogiem, aprovem e afirmem. Assim, surge o intuito de sempre querer agradar, cede-se a quase tudo e espera-se o amor onde nem sempre vem. E qual é o risco? O risco é o envolvimento em relações abusivas, seja no namoro, casamento, amizades e até na própria família.

O ciclo fica assim:

Untitled-1

Como romper com esse ciclo?

A chave é começar a perceber se você está vivendo para agradar os outros ou para agradar a si mesmo. Comece a resgatar o que você gosta de fazer, dessa forma você vai buscar satisfação pessoal e contar com seu próprio referencial interno para tomar suas decisões. Vá em busca de saber quem você é, do que é capaz e qual é o seu poder. Dessa forma, você vai romper com as amarras e viver uma vida feliz, que é resultado de escolhas feitas de dentro para fora.

Você é soberano e absoluto em sua vida. É autor e ator principal. É você quem faz a sua história e por isso você deve assumir a soberania da sua vida. Coragem e liberdade são necessárias para essa empreitada.

E deixa eu te contar uma coisa? Quando você decide ser líder de si mesmo, não há mais em quem colocar a culpa para seus problemas e erros e isto o torna livre para tomar as melhores decisões.

Acessando o seu poder

O autoconhecimento é essencial para o acesso ao poder interior. Afinal de contas, como amar uma pessoa que eu não conheço? Sim, para ter um bom relacionamento consigo mesmo e com os outros é preciso mergulhar em si mesmo. Através do aprofundamento em si é possível fazer um regate de talentos, gostos e experiências que definem qual é o seu poder. O autoconhecimento nos faz valorizar mais a própria vida, aumentando a autoestima e estabelecendo um diálogo interno produtivo e impulsionador.

Ao deixar de procurar no mundo externo o que se encontra dentro de si mesmo, você adquire a capacidade de transformar aquilo que não está funcionando na sua vida.

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Daniela Knapp
CRP 08/16950

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres
Formada pela Universidade Federal do Paraná
Atende em Curitiba – PR
Contato:
Site: www.realmentemulher.com.br
Facebook.com/realmentemulher
Instagram: @psicologadanielaknapp
E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s