Dicas de Filmes

Dica de Filme – The Mask You Live In

Já parou para pensar no tipo de formação humana que oferecemos a um garoto quando repetimos a ele coisas como: "seja homem", "isso é coisa de menina", "homens não choram", "você nem parece homem agindo assim"?

Por: Psicóloga Ane Caroline Janiro

Já parou para pensar no tipo de formação humana que oferecemos a um garoto quando repetimos a ele coisas como: “seja homem”, “isso é coisa de menina”, “homens não choram”, “você nem parece homem agindo assim”?

Ainda que na família, na escola ou outros ambientes, os homens estão habituados a discursos como este ao longo da infância e da adolescência e esse filme aborda os efeitos psicológicos que se formam quando eles aprendem que devem reprimir suas emoções em defesa da virilidade, já que nessas falas, o que se pretende ensinar é que demonstrar certas emoções seria uma prova de fragilidade.

Muitos homens, com isso, acabam experimentando até a chegada da fase adulta muitos conflitos internos, ansiedades e transtornos psicológicos – como a depressão. E já que são ensinados que demonstrar essas questões colocaria à prova a sua masculinidade, tem muito mais dificuldade em buscar ajuda. Ou seja, sofrem sozinhos, reprimem mais ainda emoções problemáticas que podem se agravar e até mesmo, por não saberem como lidar com esses sentimentos, acabam se utilizando da raiva, do estresse, da violência e intolerância como válvula de escape.

O filme frisa que pesquisas nos Estados Unidos mostram que os meninos tem maior chance de apresentarem distúrbios de comportamento do que as meninas e faz a relação com as causas citadas acima. Mas sabemos que essa não é uma realidade unicamente norte-americana.

É uma excelente reflexão para todos que convivem e participam da educação de meninos. Vamos pensar com mais cuidado no tipo de pessoas que estamos formando para a sociedade e na construção emocional desses futuros adultos.

“The Mask You Live In” (“A máscara em que você vive”, em tradução literal) é de 2015, tem direção de Jennifer Siebel Newsom e está disponível no Netflix.

Assista abaixo ao trailer legendado:

 

Imagem capa: Divulgação “The Mask You Live In”

12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:

Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.
CRP: 06/119556

 


*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

um comentário

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s