Autossabotagem e Procrastinação Coluna Joscelaine Lima

Liberte-se da autossabotagem e seja feliz!

A autossabotagem advém de um complexo de culpa, onde não nos sentimos merecedores de coisas boas. Não nos sentimos merecedores de felicidade, amor verdadeiro e realização pessoal. E aí nos sabotamos.

Por: Joscelaine Lima

Por que muitas vezes tentamos ser felizes e não conseguimos? Por que conquistamos coisas maravilhosas e não podemos desfrutar? Por que temos ao nosso lado alguém que nos faz bem mas não valorizamos, não enxergamos suas qualidades, apenas aumentamos seus defeitos?

Muitas vezes já conquistamos tanto, mas não conseguimos acreditar que possamos continuar conquistando. Várias vezes fomos fortes e capazes diante de uma situação difícil, mas quando nos vemos novamente em dificuldades não acreditamos que iremos superar. E tantas vezes não entendemos por que isto acontece. Não entendemos por que havia uma situação que queríamos que melhorasse, a situação melhorou e ainda assim não aproveitamos, não damos o devido valor, não nos contentamos.

Nos cobramos muito, queremos ser perfeitos a todo custo. Queremos que nossas relações sejam perfeitas, nos criticamos e julgamos, criticamos e julgamos o outro, não visualizando todas as nossas qualidades e as do outro. Este comportamento pode ser chamado de autossabotagem, advindo de um complexo de culpa, onde não nos sentimos merecedores de coisas boas. Não nos sentimos merecedores de felicidade, amor verdadeiro e realização pessoal. E aí nos sabotamos. Conseguimos um bom trabalho, que a muito tempo queríamos e lutamos por ele, mas, nos acomodamos e passamos a observar o que há de negativo, nos tornando insatisfeitos e infelizes. Superamos algumas dificuldades no relacionamento amoroso, mas, começamos a criar outras dificuldades, nos afastamos do outro, não nos permitimos ser felizes.

Queremos sempre mais. Não que seja errado querer mais, é bom, faz parte da vida querer mais e ter novos objetivos e sonhos. Mas devemos aprender a sermos felizes com o que temos, a sermos mais gratos, comemorar pequenas vitórias, elogiar simples mudanças, ver o belo nas coisas comuns. Mas não temos êxito nisto, pois estamos sempre olhando o que temos como algo insignificante. Olhamos para o gramado do vizinho, que está mais verde porque esquecemos de regar o próprio gramado, esquecemos de nutrir nossas flores e amores, esquecemos que a gratidão produz mais motivos para ter gratidão.

E como libertar-se da autossabotagem? Lidando com nossos complexos de culpa e de inferioridade. Alimentando a autoestima, nos amando, aceitando e respeitando. Pode ser difícil, mas devemos acreditar que somos únicos, cada um possui características positivas e características negativas. Cada um de nós possui potencial e o que nos barra, muitas vezes, é a autossabotagem, então precisamos nos livrar dela para prosseguir. E é possível superá-la!

Existem muitas histórias de sucesso que, se as pessoas não tivessem acreditado em si mesmas teriam sido fracassadas, todavia, acreditar em si e em seu potencial abre portas para incríveis conquistas.
Superar o medo e a culpa é libertador, portanto, devemos sempre trabalhar isto em nós, existem profissionais que estão aqui para nos ajudar. Então, vamos nos libertar da autossabotagem e sermos felizes!

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Joscelaine Lima
CRP: 12/14672

Psicóloga em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em 
São Miguel do Oeste-SC e Psicóloga Clínica 
Contatos: 
Facebook.com/JoscelainePsicologia
Whatsapp: (49) 992028970

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s