Dicas de Filmes

Dica de Filme: Perfeita é a mãe

O filme retrata a vida de uma mulher que é casada, mãe e profissional e precisa lidar com a rotina de todos esses papéis sociais. É possível identificar nesta comédia o cotidiano da mulher contemporânea.

Por: Gesiane Teise de Souza Saves

O filme “Perfeita é a Mãe” (2016) protagonizado pela atriz Mila Kunis retrata a vida de uma mulher que é casada, mãe e profissional e precisa lidar com a rotina de todos esses papéis sociais. É possível identificar nesta comédia o cotidiano da mulher contemporânea.

Com o advento da independência feminina a mulher pode ocupar cargos elevados no mercado de trabalho, estudar e até escolher quando e como vai ter seus filhos. Mas toda essa “independência” trouxe algumas consequências, pois a mulher não deixou alguns papéis de lado, tais como: dona de casa, mãe, esposa e ainda assumiu o de profissional. Diante disso, precisa se equilibrar frente a uma rotina “louca” para dar conta de tudo e muito mais.

Até que ponto podemos nos equilibrar para sermos mulheres perfeitas? A mídia constantemente vende a imagem da mulher perfeita: bela, jovem, magra, independente e empoderada. Vamos tentando incessantemente nos adequarmos a esses padrões estabelecidos e assim, ficamos cada vez mais sobrecarregadas por não conseguirmos alcançar as expectativas nossas e dos outros.

E se não fosse o bastante ainda a mulher é cobrada a ter uma perfeita performance sexual. No filme, inclusive, a protagonista rompe seu casamento quando descobre que seu marido a estava traindo com outra mulher virtualmente. A protagonista se queixa de sua baixa libido e culpa sua rotina pela falta da mesma. Pesquisas apontam que 30% das mulheres apresentam baixa libido em alguma fase da vida por: desequilíbrio hormonal, aumento da prolactina, ou diminuição da testosterona, mas também não é raro essa falta de “desejo sexual” estar relacionada a questões emocionais como: problemas no relacionamento ou problemas no trabalho.

Diante disso levantamos a questão que esses múltiplos papéis pode ser um dos fatores que podem contribuir para a baixa a libido feminina e além da rotina “pesada”, a constante comparações do companheiro com mulheres da mídia, provocando assim a frustração e baixa autoestima da mulher. Para isso precisamos pensar que a mulher no futuro poderá conseguir conciliar todas essas tarefas caso haja uma melhor qualidade de vida. Mas para isso é preciso modificar os conceitos machistas onde o homem possa se desvincular desse estereótipo de que algumas funções só podem ser exercidas pelas mulheres como: organização da casa e os cuidados com os filhos.

É necessário que nós como mães ou futuras mães ensinemos aos nossos filhos sobre a importância da mulher no contexto familiar não apenas como cuidadoras, mas como mulheres ativas e protagonistas das nossas próprias histórias.

Imagem capa: Filme: Perfeita é a mãe

Gesiane Teise de Souza Saves 
CRP: 06/136611 

Psicóloga Clínica/Orientação Psicanalítica
Formada pela Fundação Educacional de Fernandópolis
Atende em Fernandópolis/SP
Coordenadora de projetos na ONG Universidade Aberta a Terceira Idade. Conselheira do Conselho Municipal do Idoso – CMI de Fernandópolis. 
Contato:
(17) 99733-7574/Whatzapp (17) 99220-7574
E-mail: gesiane_saves@hotmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

um comentário

  1. Esse filme é realmente muito bom e me lembra outro filme incrível( Não sei como ela consegue), onde a mulher quer alavancar sua carreira, ao mesmo tempo que tem de dar conta dos filhos, do amor ao marido, da casa e dos compromissos sociais… Parabéns pelo texto!

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s