Por: Fernanda Carvalho Araújo Vitorino
Segundo matéria do Jornal Estadão, o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo e o 5º em casos de depressão segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). (23/02/2017)
Tem sido cada vez mais frequente queixas de ansiedade no consultório, porém muitas pessoas demoram para procurar ajuda de um psicólogo, o que acaba aumentando significativamente o uso de medicamentos psicotrópicos. Frente à urgência do caso, muitos vão direto ao psiquiatra com a intenção de que o medicamento anule os sintomas e não passam por consulta com psicólogo.
A medicação certamente ajuda muito, mas não é possível mudar um quadro desses apenas com medicação, pois quando o efeito químico passar, os sintomas voltarão.
É necessário conciliar o atendimento psicológico (psicoterapia) com a medicação para um tratamento adequado, pois as sessões com psicólogo vão te ajudar resinificar vivências e atribuir novos sentidos a elas, favorecendo que você consiga lidar com a ansiedade com mais efetividade.
Um acompanhamento não anula o outro, eles devem se somar, porém, vale destacar que em muitos casos é possível ficar sem medicação quando o paciente procura ajuda cedo, não deixando o caso se agravar.
A demora na busca de ajuda profissional favorece a evolução dos sintomas, pois sozinho dificilmente você encontrará uma forma de lidar com seu modo de ser e construir um novo olhar sobre as situações cotidianas.
Independente do nome do diagnóstico é necessário acolher, cuidar e compreender a história do outro, é nesse sentido que a psicoterapia se faz essencial e necessária. É reconhecendo seu modo de ser e pensar que será possível ampliar sentidos e significados, saindo assim da restrição e do fechamento existencial que a vivência do diagnóstico traz passando para o estado de abertura.
Disponha-se a conhecer o que é psicoterapia… você será o principal beneficiado, fale com um psicólogo!
Imagem capa: Pexels
Colunista:
Fernanda Carvalho Araújo Vitorino
CRP: 06/124664
Psicóloga, Pós Graduanda em Psicologia Clínica
Fenomenológico Existencial.
Formada pela Universidade Paulista – UNIP.
Atende em Serrana/SP.
Contatos:
Harmonizar Psicologia
Fone: (16) 99162-1591
Facebook.com/harmonizarpsi
E-mail: fcavitorino@gmail.com
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Fernanda, sou homem de verdade, dizendo que gostei muito de seu texto quanto à importância de procura necessária em primeiro por psicólogos, que, pois, podem ajudar a resinificar as vivências ao longo da vida e superar as dificuldades em lidar com as situações e circunstâncias. Porém, concordo que você falou que as pessoas que tem o transtorno de ansiedade procuram direto por psiquiatra para curar os sintomas. Mas será possível que o psiquiatra receite o medicamento adequadamente e favorecendo a cura para o sintoma, depois apareceria de novo o mesmo sintoma. Por isso, sem sombra de dúvida, é melhor estar na consulta com psicólogos, porque estes podem ajudar a superar quaisquer problemas cada dia a dia. Gostaria que as pessoas aprofundassem o que é psicoterapia, pois é muito importante para vencer o medo de ir deliberadamente aos psicólogos. Obrigado por seu texto me ajudar a entender e compreender a história de outro.
CurtirCurtir