Autoestima e Motivação Coluna Joscelaine Lima

Não deixe o cansaço te vencer. Vença o cansaço!

Quem não sabe aproveitar a jornada, tampouco saberá desfrutar a chegada.

Por: Joscelaine Lima

Quantas vezes nos sentimos sobrecarregados, sem motivação para prosseguir, sem inspiração para criar, sufocados pela correria do dia a dia, sem saber de onde tirar forças para alcançar os objetivos e sonhos, sentindo-nos incapazes de fazer alguma coisa que possa auxiliar alguém. E nos cobramos por isto, gostaríamos de fazer mais, mas não damos conta. Gostaríamos de ser mais fortes, porém não conseguimos, nos frustramos, sofremos e nos perguntamos se vale a pena tanto esforço, tanto sacrifício para se atingir os objetivos.

É natural, é humano se sentir assim. A vida é feita de incertezas, dedicar-se para alcançar um sonho não nos dá a certeza de que iremos alcançar. Abdicar de tempo de descanso e diversão para estudar, trabalhar e se aprofundar em algo que se deseja não nos garante que iremos conseguir. Mas nestas horas precisamos encontrar forças dentro de nós e relembrar o que nos trouxe até aqui. Refletir sobre toda jornada vivida, sobre todas as batalhas vencidas, sobre todas as vitórias conquistadas. Quando olhamos para trás nos deparamos com a certeza de que tudo valeu a pena. Porque tudo vale a pena quando deixamos alguma coisa de lado por outra que verdadeiramente queremos. Vale a pena quando temos certeza dos objetivos, pois fazemos tudo com amor!

Tem os momentos em que o cansaço bate, o desânimo vem e tenta nos derrubar. Todavia, se pararmos, refletirmos, buscarmos apoio profissional – se necessário, olharmos acima das nuvens e além dos obstáculos, nos lembraremos desde o início de tudo que já foi superado e vislumbraremos onde pretendemos chegar, valorizando cada momento, aproveitando cada oportunidade! Quando sabemos para onde estamos indo nada é um sacrifício. Às vezes nos perdemos e nos esquecemos dos sonhos e tudo torna-se uma obsessão. Esquecemos de fazer pausas, de refletir, de amar e de viver. Nestas horas a caminhada perde o sentido, pois só focamos na chegada.

Agir desta forma torna-se um problema, visto que a vida não é feita de chegadas, e sim de jornadas. Chegar ao objetivo é importante, é maravilhoso, mas, aproveitar a caminhada também é! Parar para contemplar o belo nas pequenas coisas, respirar e sentir a brisa encher os pulmões e depois sair bem devagar. Isto também é maravilhoso!

Quem não sabe aproveitar a jornada, tampouco saberá desfrutar a chegada. Por isto devemos usufruir de cada momento, curtir cada sensação, ouvir o canto dos pássaros, brincar com uma criança, admirar a natureza. Pois esta vida é cheia de incertezas, mas, a certeza do sorriso a cada momento e a gratidão a cada dia fazem tudo valer a pena!

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Joscelaine Lima
CRP: 12/14672

Psicóloga em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em 
São Miguel do Oeste-SC e Psicóloga Clínica 
Contatos: 
Facebook.com/JoscelainePsicologia
Whatsapp: (49) 992028970

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

um comentário

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s