Autoconhecimento Coluna Daniela Knapp

Seus valores determinam as suas decisões

Ao tomar decisões, seus valores servem como guia e acabam definindo seu futuro.

Por: Daniela Knapp

Quando você olha para si mesmo percebe que aquilo que você se tornou hoje é fruto das suas escolhas. Tudo o que você enxerga é o resultados das suas decisões no passado. Mas você sabe o que determina essas decisões? São os seus valores.

O que são valores?

Valores são crenças pessoais e individuais sobre o que é mais importante para você. Seus valores criam sistemas de crenças sobre certo, errado, bom e mal. Resumindo, podemos dizer que valores são tudo aquilo que é muito importante para você. Seus valores estão baseados também naquilo que você acredita sobre você, sobre a vida e sobre os outros.

Sendo assim, ao tomar decisões, seus valores servem como guia e acabam definindo seu futuro. Ao descobrir quais são seus valores, você acaba se conectando com a sua essência e descobrindo suas motivações diante de uma escolha.

Como os valores são construídos?

Os valores estão altamente associados a sua origem e ambiente, por isso estão especialmente ligados a sua família e história de vida. Através dessas experiências emocionais de criação e educação, você aprendeu ao que dar valor, ao que buscar e ao que querer.

Qual a importância de conhecer meus valores?

Quando você conhece seus valores você impacta a sua vida positivamente, saindo do papel de vítima, passando a ser protagonista de sua história. Se são os seus valores que estão por trás das suas decisões, então é de suma importância conhecer os valores que governam sua vida.

Quando você não conhece seus valores, você encontra muita dificuldade de decidir e fazer escolhas. O medo pode tomar conta do processo de decisão e te sabotar, ao ponto de você fazer uma escolha que vai contra seus valores, gerando ansiedade, angústia e muito incômodo. E o mais interessante é que a maioria das pessoas não sabe o que a está angustiando tanto. E pasmem! Na maioria das vezes são os valores que foram feridos e você nem percebeu.

Quando você descobre seus valores, suas decisões se tornam mais coerentes e assertivas. Mesmo sabendo que poderá correr riscos, você decide sair da zona de conforto. Você passa a assumir o controle da sua vida, passa a viver os seus sonhos, desejos e ideias.

Quais são seus principais valores?

A maioria das pessoas não sabe responder essa pergunta por falta de autoconhecimento. E o mais interessante é pensar que não existe sucesso real se não for possível manter os valores básicos. Então, como ter sucesso sem conhecê-los?

O fato é que todos nós temos valores e eles tem uma hierarquia. Para você entender melhor, vou te dar um exemplo:

Duas mulheres passam pela mesma situação. As duas são casadas, não trabalham fora e são traídas pelo seus respectivos maridos. A primeira mulher tem como valor principal a segurança financeira e em segundo lugar a fidelidade. A segunda mulher tem como valor principal a fidelidade e em segundo a segurança financeira. Qual das duas terá mais facilidade de perdoar a traição do marido? A primeira mulher, pois para ela o mais importante é ela proporcionar segurança financeira para ela mesma e para seus filhos. Já a segunda, terá mais dificuldade em perdoar porque na sua escala de valores a fidelidade vem em primeiro lugar. Sua decisão, provavelmente será pelo divórcio.

Assim conseguimos entender melhor como os valores influenciam decisões. Aprendemos então a não julgar e a sermos mais compreensivos com as decisões dos outros. Afinal, cada um de nós tem valores diferentes.

As decisões no casamento passam pelo mesmo crivo. Então fica fácil percebermos o motivo que faz muitos casais discutirem ao fazerem escolhas. Valores e hierarquia diferentes podem fazer com que as decisões do casal sempre resultem em longas discussões. Você já sabe quais são os valores do seu cônjuge? O que é importante para ele no processo de tomada de decisão?

A grandeza está no ato de se conhecer e conhecer o outro. Assim você saberá agir com mais sabedoria e será capaz de descobrir os valores que norteiam sua vida e daqueles que estão a sua volta.

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Daniela Knapp
CRP 08/16950

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres
Formada pela Universidade Federal do Paraná
Atende em Curitiba – PR
Contato:
Site: www.realmentemulher.com.br
Facebook.com/realmentemulher
Instagram: @psicologadanielaknapp
E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s