Por: Joscelaine Lima
Estamos no mês em que se comemora o dia do Psicólogo (27 de agosto) e eu não poderia deixar de falar desta profissão maravilhosa e deslumbrante que é a Psicologia, a qual tem me trazido muitas aprendizagens, experiências, descobertas e pela qual me apaixono cada vez mais!
Ser Psicóloga ainda é recente para mim, mas as vivências são intensas e gratificantes. A maior parte de minha experiência está sendo no setor público, anteriormente na Saúde e atualmente na Assistência Social e posso dizer que é enriquecedor poder acolher, ouvir, compreender e auxiliar aquelas pessoas que, na maioria das vezes, não teriam como pagar financeiramente por um atendimento.
É enriquecedor acolher as pessoas, ouvir, aceitar, entender seus sentimentos, sua dor, sua aflição e mostrar-lhe que é capaz de superar, que é capaz de re-significar vivências dolorosas; levá-las a identificar forças e fraquezas e aceitar se como é, para então tornar-se melhor. Ser psicóloga é uma jornada longa, nunca estamos prontos, mas, estamos sempre em desenvolvimento e em ininterrupto crescimento. São muitas as capacitações, cursos, especializações, livros, entre outros; todavia, nada supera o aprendizado na prática.
Queremos aprender cada vez mais, realizando leituras, supervisão, cursos sobre determinado transtorno, faixa etária ou linha teórica, mas quando estamos na prática o que mais precisamos aplicar não se aprende em cursinhos, pois, são características que devemos ter: empatia, acolhida, não julgamento, interesse genuíno; entre outras qualidades que só são conquistadas quando as experiências são vividas.
As capacitações são sim essenciais, a supervisão é imprescindível, todavia, devemos ter o cuidado de nunca acharmos que estamos prontos e que saberemos lidar com qualquer situação, visto que o ser humano está em constante mudança, nós mesmos mudamos e nossos clientes/pacientes/usuários também!
O maior aprendizado que tive e que tenho a cada dia é este: nunca terei aprendido tudo, sempre há o que melhorar, sempre é possível evoluir, continuamente posso crescer! Nesta jornada, isto é o mais importante, junto ao respeito pelo ser humano!
Ser psicóloga é superar estereótipos e preconceitos, quebrar paradigmas, despir-se de julgamentos e apaixonar-se pelo que o ser humano é! Respeitar suas forças e fragilidades; acolher seus momentos bons e ruins; apaixonar-se por sua complexidade; admitir e admirar as diferenças; apoiar, ouvir, estar ao lado; cavar tesouros escondidos, que a pessoa nem sabia possuir…
Ser psicólogo é ser paciente e agente; é mostrar aquilo que a pessoa não quer ver de uma forma positiva e impulsionadora; é descobrir e redescobrir-se a cada dia; é identificar possibilidades invisíveis e trazê-las à luz; é amar o ser humano e acreditar em todo seu potencial!
Por isto amo ser psicóloga! Amo crescer junto com as pessoas que acolho, escuto e auxilio. Amo ajudar as pessoas a procurar, no fundo do seu poço aquela luz que elas não conseguem ver sozinhas, amo vê-las saindo de lá e atingindo seu potencial, sendo sua melhor versão! Psicologia não é um trabalho, é uma paixão!
Imagem capa: Pexels
Colunista:
Joscelaine Lima
CRP: 12/14672
Psicóloga em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em
São Miguel do Oeste-SC e Psicóloga Clínica
Contatos:
Facebook.com/JoscelainePsicologia
Whatsapp: (49) 992028970
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Parabéns pelo amor tão evidenciado pela profissão em seu depoimento!!!!!
CurtirCurtir
Sempre enriquecedor, aprendo muito com as publicações, sou apaixonada pela psicologia.
CurtirCurtir
Que bom saber, Flaviana! Muito obrigada pelo comentário!! Um abraço e esteja sempre por aqui!
CurtirCurtir