Autoestima e Motivação Autossabotagem e Procrastinação Reflexões

O perigo da zona de conforto

Devemos nos questionar o que estamos fazendo com nossa vida, para onde nossas escolhas estão nos levando!

Por: Joscelaine Lima

Todos nós possuímos uma zona de conforto, um espaço/situação em que nos sentimos mais seguros, tranquilos e confortáveis, da qual às vezes pensamos em sair, mas diante do medo do novo, do desconhecido, do incerto, acabamos ficando e ficando… Até planejamos sair depois de determinado acontecimento. Sair daquele trabalho desgastante apenas depois de ter conseguido guardar certa quantidade de dinheiro, ou após ter feito determinada mudança ou compra, ou depois que os filhos estiverem independentes, etc. Ficamos naquela relação tóxica esperando que o outro mude, esperando adquirir independência financeira, ou que os filhos cresçam, ou que a situação torne-se insustentável.

Mas as circunstâncias não mudam, eu consigo atingir alguns dos alvos esperados para sair da situação, mas aí tudo mudou e surgem outras “razões” para ficar. Contudo, não nos damos conta que já estamos enganchados e que já não sairemos deste trabalho ou relação a menos que algo muito forte mude em nosso interior.

E vamos levando as situações desgastantes por anos e anos, postergando a felicidade e realização pessoal, até um dia desistir, esquecer dos sonhos e objetivos e ficar à mercê do que vier. Passamos a fingir estar tudo bem e acreditar que fizemos tudo que podíamos ter feito por nós mesmos.

Diante de tudo isto, não nos damos conta do quanto a zona de conforto é perigosa! Vamos nos habituando a viver desta forma e não vemos as possibilidades da vida. Nisto esquecemos que o tempo passa e que esta vida que temos é única, não poderemos vivê-la novamente. Esta é a nossa chance de viver da melhor forma possível e de fazer nosso melhor! Podemos sim acreditar em vida após a morte, todavia, quanto a que vivemos agora, esta é a hora de ser vivida, este é o momento, esta é a oportunidade. Então, devemos nos questionar o que estamos fazendo com nossa vida, para onde nossas escolhas estão nos levando!

Será que nossas escolhas estão nos propiciando a capacidade de usar todo nosso potencial e ser nossa melhor versão? Ou será que nossas escolhas estão limitando nossa potencialidade e criatividade? Este é o momento para refletirmos sobre isto.
Não é apenas após passar por um acidente ou doença que poderia ter nos roubado a vida. Não é somente em um leito de hospital, ou apenas na velhice. Não, a oportunidade que temos é agora! Cada dia é um convite à mudança e à evolução, por isto o hoje chama-se “presente”. Portanto, devemos desfrutá-lo e usá-lo para fugir da mesmice, para escapar dos perigos da zona de conforto e sermos tudo aquilo que um dia sonhamos ser!

Somente cada um de nós pode tomar esta atitude, romper com o medo, encarar o desconhecido e, desta forma, vislumbrar momentos maravilhosos, os quais não existem na zona de conforto, os quais só veremos ao abrir nossa mente para mudanças e nos permitirmos ver novos horizontes!

Imagem capa: Pexels

Colunista:

Joscelaine Lima
CRP: 12/14672

Psicóloga em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em 
São Miguel do Oeste-SC e Psicóloga Clínica 
Contatos: 
Facebook.com/JoscelainePsicologia
Whatsapp: (49) 992028970

*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

 

Dica de livro sobre zona de conforto e como sair dela (link para a loja na imagem):

Capturar4

um comentário

  1. Joscelaine. Tenho a certeza de que seu texto é muito importante como contribuição para me ajudar a entender e enfrentar os desafios do fato de sair da mesmice. No momento, eu construí algumas perguntas necessárias sobre quem sou. Mas às vezes, estive com o medo de responder à questão tal como para que eu nasci? para morrer? entre outras. Mas gostei de seu texto… me ajudou muito.

    Curtir

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s