Resignar-se, às vezes, é preciso.
Nós, seres humanos, temos a necessidade da certeza, não nos agrada o fato de que a vida é, em muitos aspectos, imprevisível. Para nos sentirmos seguros, necessitamos saber o que irá acontecer, precisamos a todo custo nos prevenir do pior. Não, não é fácil reconhecer que, às vezes, o máximo que podemos fazer é nos conformar e torcer para que as coisas aconteçam da forma como esperamos. Mas, embora seja difícil aceitar que, às vezes, as coisas não estão sob nosso controle, resignar-se pode ser a melhor forma de evitar ansiedade e estresse.
A resignação é mesmo uma virtude de poucos, afinal, em nossos dias, somos ensinados a estar alertas às mudanças que ocorrem o tempo todo no mundo e a estar preparados para elas. Vivemos estressados e ansiosos na busca frenética de controle, não conseguimos parar e esperar o que vai acontecer, nos adiantamos, atropelamos as horas na tentativa de garantir que tudo ficará bem. Nesse sentido, acabamos adoecendo, pois quanto mais buscamos a certeza mais ela parece fugir de nós.
É por isso que, em nossos dias, adquirir a habilidade de aceitar o que não se pode prever ou mudar pode ser uma questão de sobrevivência. Quanto mais entendemos que nem tudo é nossa responsabilidade mais reduzimos o estresse e a ansiedade tão comuns em nossos dias. Precisamos entender que, apesar de não podermos prever e mudar todas as coisas, sempre podemos lidar com elas.
É claro que devemos nos esforçar e buscar mudar aquilo que é possível mudarmos, mas também devemos compreender que há certas circunstancias que fogem do nosso controle e previsão e o melhor a fazermos diante delas é nos resignar. Convido você a refletir sobre isso hoje. Será que você está vivendo tentando prever o imprevisível? Será que está tentando controlar o incontrolável? Sabe, esse é um jeito estressante de viver a vida e você deve buscar mudar isso. Resignar-se pode parecer uma atitude muito passiva e conformista, mas quando você começar a soltar o controle da vida vai descobrir que ela pode ser bem mais leve e surpreendente. Você vai descobrir também que cada dia é único e pode ser vivido plenamente sem o peso de precisar saber o que será do amanhã.
Deixo aqui uma frase que é bem conhecida e que pode lhe ajudar a tomar a iniciativa de resignar-se: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não posso mudar e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”
Imagem capa: Pexels
Colunista:
Juliana Lima Faustino
CRP 05/43780
Psicóloga (PUC-Rio) / Terapeuta Cognitivo-comportamental (Cepaf-RJ)
Blog: www.psijulianafaustino.wordpress.com
Facebook: facebook.com/julianafaustinopsicologa
Canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtGUtUqB0cALcAU7xqJHGcw
Instagram: @cuidando_das_emocoes
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!
Viver só por hoje. Não por ontem e nem por amanhã.
CurtirCurtir
Muito boa sua matéria, obrigada.
É isso mesmo.Nós não temos o controle de tudo.Só podemos fazer o nosso melhor.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💐
CurtirCurtir
Obrigada pela contribuição! É isso mesmo, fazer nosso melhor! Abraços!!
Volte sempre ao blog!
CurtirCurtir
😉🌸
CurtirCurtir
Gostei muito de sua matéria, que certamente me ajudou a reconhecer as circunstâncias imprevistas e previstas ao longo de vida, pois é muito difícil controle de tudo. Assim, o melhor que tirar o peso de stress na minha costa é a virtude: Resignação. Esse significado me deu um entendimento no que se refere a saúde mental e de alma.
CurtirCurtir
Veio na hora certa! obrigada.
CurtirCurtir
Obrigada pelo comentário, Eva! Abraços!!
CurtirCurtir