Coluna Ane Caroline Janiro Psicologia e Maternidade/Paternidade

Existe vida após a chegada do bebê?

Será que alguém também pensa que às vezes a gente só quer ouvir um: “vai dar tudo certo” ou “é uma fase desafiadora, mas você vai conseguir, estou aqui pra te ajudar” ?

Por: Ane Caroline Janiro 

Estar grávida é ouvir 435 mil vezes: “Se prepara, porque você nunca mais vai dormir”, “Aproveita pra curtir o marido agora, porque depois…”, “Aproveita pra dormir, pra sair, pra se divertir, pra viver… (porque depois, já era!)”

Eu sei que, por mais que a gente já saiba desse “depois”, na prática cada uma vive de um jeito, com uma intensidade. Eu acredito sim que muitas pessoas falam isso com uma intenção de cuidado e meio que de prevenção para o caso dessa gestante inocente ainda não saber que a vida dela vai mudar por completo!

Procuro entender dessa forma mesmo. E é verdade, depois não vai ser igual conto de fadas. Mas esse “depois”, eu fico pensando… “Depois” eu sei que as coisas vão ser diferentes, eu sei que teremos um monte de desafios, de coisas para aprender e que vamos ter que nos adaptar a uma rotina nova que vai durar só até ali… para sempre! Eu procuro pensar na minha maternidade com muito realismo, eu mesma tento ler e trocar muitas experiências reais com outras mães porque eu sei bem que não será nada fácil. Acho reconfortante saber que outras passam pelos mesmos perrengues. Sei que teremos dias de cansaço e dificuldades e uma preparação emocional para essa fase é de total importância.

Só que não é pouca coisa que se passa na cabeça de uma grávida, são muitas preocupações com o futuro! Ainda mais para aquelas que já são preocupadas por natureza. A gente se pega pensando no parto, na amamentação e daqui a pouco o pensamento já está lá nesse serzinho crescido: como será que ele vai ser quando adolescente? E adulto? E aí a gente volta a pensar nos banhos, nas fraldas, nas cólicas… Será que eu vou dar conta? Será que alguém também pensa que às vezes a gente só quer ouvir um: “vai dar tudo certo” ou “é uma fase desafiadora, mas você vai conseguir, estou aqui pra te ajudar” ?

O lado B da maternidade está aí, é verdade, temos que falar dele! Mas não SÓ dele. Temos que falar de cansaço, de puerpério, mas também temos que falar de ajuda. Temos que falar que às vezes essa mãe vai se sentir exausta, esgotada, mas também temos que falar de apoio, incentivar e encorajar. Estar ali para ser conforto e não uma carga maior de ansiedade.

Sim, a gente sabe desse “depois”. A vida nunca mais será a mesma! “Ah, mas você só vai saber disso mesmo na prática, você vai ver” – ouço demais! Sei disso também, nós acabamos gravando esses mantras, de tanto que ouvimos! Mas fica um pouco menos assustador quando a gente tenta não focar só no medo do que vem por aí. Já temos medos demais por agora. E sim, tem o lado B, mas tem o lado A. Longe de querer romantizar a maternidade, só gosto de pensar que não será um mar calmo, mas também não será só tempestade.

Então, vamos respirar fundo, nos cercar de rede de apoio e seguir em frente, porque existe sim vida após o nascimento dos filhos!

Imagem capa: Pexels

12009753_1145254608837345_2914420128489159683_n


Sobre a autora:
Ane Caroline Janiro
Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.
É casada, mamãe do Lucas, escreve sobre Psicologia, Maternidade, Família…
Instagram: @carolinejaniro

 


*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se também na opção “Seguir Psicologia Acessível”e receba os posts em seu e-mail!


Sobre o Psicologia Acessível (saiba mais aqui).

 

Dicas de livros sobre Maternidade (link para a loja nas imagens):

Capturar

Capturar2 Capturar3

Deixe um comentário (seu e-mail não será publicado)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s