Caderno de Atividades – “Trabalhando as Emoções”

Por que trabalhar as emoções?

“Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também o aprendizado.

Muitas vezes uma criança chora para conseguir o que quer, por exemplo, exatamente porque não sabe compreender e descrever as suas emoções, não sabe expressá-las da forma mais eficaz, então dispõe da reação que conhece e que acredita ser a única possível: chorar. Isso explica também diversos comportamentos, como: uma criança que passa por um processo de luto ou de conflitos em casa e passa a se comportar de maneira agitada e agressiva por não compreender o que está sentindo e não saber lidar com esses novos sentimentos.

Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da “empatia” nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.
Este é o primeiro passo então para desenvolver as habilidades emocionais e a empatia.

Ane Caroline Janiro – Psicóloga Clínica
CRP 06/119556

Como é o Caderno de Atividades – Trabalhando as Emoções?

Este é um caderno com 10 atividades selecionadas para auxiliar no aprendizado e no reconhecimento de emoções básicas. É uma amostra do trabalho realizado no Projeto Psicologia Acessível, que conta com outros materiais também voltados a contribuir com a acessibilidade às práticas em Psicologia, com a promoção de saúde e bem-estar.

Público-alvo: Este caderno não tem restrições de idade, mas é mais indicado a crianças em fase de alfabetização ou já alfabetizadas, com as quais se pretende trabalhar o reconhecimento das emoções.

Baixe o seu caderno GRATUITAMENTE clicando no link ou na imagem abaixo:

CADERNO DE ATIVIDADES – TRABALHANDO AS EMOÇÕES

CAPA TRABALHANDO AS EMOÇÕES

Código do produto: 004

Depois é só imprimir e aproveitar as atividades com as crianças!!

Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail na opção “Seguir Psicologia Acessível” na coluna à direita do blog, para receber sempre todas as novidades!!

Saiba mais sobre o Psicologia Acessível aqui!

Acompanhe nas redes sociais:

facebook_like_logo_1 Facebook: Psicologia Acessível (/psicoacessivel)

Instagram-logo-full-official Instagram: @psicologiaacessivel

twitter1 Twitter: @psicoacessivel

pinterest_logo Pinterest: Psicologia Acessível (/psicoacessivel)

%d blogueiros gostam disto: